• 10JUL
    Aqueça o seu corpo e emagreça neste inverno

    Aqueça o seu corpo e emagreça neste inverno

    Praticar atividade física no frio é um desafio para muitos. Mas se todos conhecessem as verdadeiras vantagens de treinar nesta época do ano, frequentariam mais vezes a academia.
    Devido às baixas temperaturas, a quantidade de calorias gasta é maior, aumentando em 30% a sua queima. Na estação mais fria do ano, o corpo queima mais calorias para manter-se aquecido, aumentando assim a sensação de calor. Dessa maneira, as mudanças fisiológicas e metabólicas geradas pelo frio potencializam os exercícios e aumentam os efeitos das atividades no organismo. É o que afirma um estudo realizado pelo Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul).
    A realização de exercícios nessa estação também melhora a vascularização, mantêm a temperatura corporal, fortalece a musculatura, melhora a capacidade articular e principalmente o humor. Os níveis de serotonina e endorfina aumentam, auxiliando no bem-estar, combatendo o desânimo e a falta de disposição, sensações muito comuns nesta época do ano.
    Além de todos esses benefícios, a prática de atividade física diminui a sensação de fome. Essa é a conclusão de um estudo do professor Eduardo Ropelle, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), publicado na revista científica PLoS Biology.
    No inverno a tendência é o consumo de alimentos mais calóricos. Se o exercício físico for deixado de lado, existe a grande probabilidade de acontecer o chamado efeito sanfona. Emagrecer se torna mais fácil quando se tem disciplina nos treinos e uma alimentação balanceada. Portanto, não deixe o seu corpo esfriar e não tire férias da academia. Mantenha a sua rotina para chegar no verão em boa forma.